Resgatando princípios para uma vida abundante - Parte 1

sexta-feira, 24 de julho de 2009



Textos de Introdução:


Jeremias 6:16
O Senhor Deus disse ao seu povo:
- Fiquem nas encruzilhadas e vejam quais são as melhores estradas, procurem saber qual é o melhor caminho. Andem nesse caminho e vocês terão paz.
Mas eles responderam:
- Nós não vamos andar nesse caminho!

Deuteronômio 10:12-14
Povo de Israel, escute o que o Senhor Deus exige de você. Ele quer que vocês O temam e sigam todas as Suas ordens; quer que O amem e que O sirvam com todo o coração e com toda a alma. Obedeçam a todas as leis de Deus que eu estou dando a vocês hoje, para seu bem. Os mais altos céus são de Deus, o Senhor; a Ele pertencem a terra e tudo que nela existe.


O plano de Deus é que o homem seja restituído no descanso da alma e caminhe pelos princípios de Sua palavra. Mas, o pecado, tem roubado o descanso, o bom caminho, a benção e a prosperidade.
A humanidade sofre consequências por não cumprir os princípios estabelecidos por Deus. Os anos de vida do homem foram diminuídos, veio sobre ele o espírito de pobreza, ruína e miséria. Quanto mais a humanidade se distancia dos princípios de Deus, mais curta e mais complicada sua vida vai se tornando. Deus nos quer com uma alma próspera.

III João 1:2
Meu querido amigo, tenho pedido a Deus que você vá bem em tudo e que esteja com boa saúde, assim como está bem espiritualmente.

Então, o que aconteceu com o homem? Ele saiu dos caminhos que o Senhor havia determinado para que andasse, e criou seus próprios atalhos.

Jeremias 18:12-15
Eles vão responder: "Não adianta; nós vamos seguir os nossos planos. Todos nós vamos agir de acordo com a teimosia e a maldade do nosso coração."
Portanto, eu, o Senhor, digo:
Perguntem a todas as nações se, por acaso, já houve alguma coisa igual.
O povo de Israel fez uma coisa horrível!
Será que alguma vez deixou de haver neve nas altas rochas dos montes Líbanos?
Por acaso, secam as suas águas frias que correm montanha abaixo?
Mas o meu povo tem esquecido de mim e queima incenso aos ídolos.
No caminho em que deveriam andar, eles tropeçam.
Não seguem os caminhos antigos, mas vão por atalhos que não estão marcados.

Quando o homem faz atalhos, ele se perde, fica cansado, faz seus próprios projetos e acaba morrendo antes do tempo. A vontade do Pai é que seu povo volte para os caminhos por Ele preparados. O nosso caráter deve ser marcado por Jesus e quando isso acontecer, andaremos dentro da Sua vontade. Deus estabeleceu vários princípios para a humanidade. Dentre eles, o caráter, o autogoverno e a individualidade são fundamentais, pois revelam a essência da pessoa e demonstram se seus frutos são ou não de excelência. Esses princípios, quando colocados em prática, produzem um padrão de vida que agrada o coração do Pai.

1 - Caráter

Todo aquele que é nascido de novo precisa buscar um caráter tratado, curado e irrepreensível.

Filipenses 2:21-21
Pois todos os outros se preocupam com os seus próprios interesses e não com os de Jesus Cristo. E conhecereis seu caráter provado, pois serviu ao evangelho, junto comigo, como filho ao pai.

No texto de Exôdos 18:21, Moisés procurava homens que tivessem as seguintes marcas ou imagens: capacidade, honestidade, temor ao Senhor, conduta irrepreensível, generosidade, liberalidade. Tais homens assumiriam liderança de equipes.

Exôdos 18:21

Mas você deve escolher alguns homens capazes de colocá-los como chefes do povo: chefes de mil, de cem, de cinquenta e de dez. Devem ser homens que temam a Deus, que mereçam confiança e que sejam honestos em tudo.


Quais as características você acredita ser imprescindíveis em um líder de excelência? Reflita de acordo com a sua resposta: QUANTO FALTA PARA VOCÊ SE TORNAR ESTE LÍDER?

2 - Autogoverno

Esse princípio fala de obediência, do governo de Deus dentro de nós, fala de domínio próprio. O humanismo diz que você é controlado de fora para dentro. Segundo os princípios da palavra de Deus, quem molda o homem é o Espírito Santo que habita dentro dele. É uma obra de dentro para fora. Quem não tem governo anda descontrolado, errante como fugitivo e colhe as consequências dos seus atos. Temos que governar a nossa carne, a alma, as brincadeiras, o comportamento. Precisamos, através do autogoverno, exercer domínio próprio e obediência. Melhor é o que domina o seu espírito, do que o que domina uma cidade.

Samuel 15:22-23
Samuel respondeu:
- O que é que o Senhor Deus prefere?
Obediência ou oferta de sacrifícios?
É melhor obedecer a Deus
do que oferecer-lhe em sacrifício
as melhores ovelhas.
A revolta contra o Senhor é tão grave como a feitiçaria,
e o orgulho é pecado como é pecado a idolatria.
O Senhor o rejeitou como rei porque você rejeitou as ordens dele.

Provérbios 16:32b
É melhor saber se controlar do que conquistar cidades inteiras.


3 - Individualidade

Deus nos fez com uma identidade. Somos obras primas. Temos nossas peculiaridades e cabe a cada um de nós saber lidar com a individualidade. Você faz parte do corpo de Cristo e tem uma função e propósito específico neste corpo.


Romanos 12:4-5

Porque, assim como em um só corpo temos muitas partes, e todas elas têm funções diferentes, assim também nós, embora sejamos muitos, somos um só corpo por estarmos unidos com Cristo. E todos estamos unidos uns com os outros como partes diferentes de um só corpo.

Responda: Você já sabe qual é o seu lugar neste corpo? Conhece os ministérios da sua igreja? Suas características, habilidades e gostos pessoais podem ser um indício para sua atuação em um ministério ou rede.

Conclusão

Em Deuteronômio, o Senhor deixa claro que tudo o que está ordenado em Sua Palavra é para que obedeçamos. Agindo dessa forma, estaremos adquirindo sabedoria e entendimento para que todos reconheçam em nossas atitudes e pela nossa prosperidade o Deus a quem servimos.

Primeira Igreja Bastista em Inháuma

2 comentários:

Anônimo disse...

olá! está pronto os selo de participação do Concurso... passa lá e pegue o código e divulgue sua participação e boa sorte! .. bjokas*

rabbi disse...

vc ganhou um kit rabbi entre no nosso blog e saiba como receber http://blogdorabbi.blogspot.com/