Deus tem filhos prediletos?

terça-feira, 14 de julho de 2009

(Imagem retirada do Catotadotatu)

Introdução:


Por que às vezes temos a impressão de que Deus abençoa mais a uns do que a outros? Não somos iguais perante ele? Por que a vida cristã parece mais amena, mais fácil para alguns e um mar de tormentas para outros? Alguns passam pela prova sorrindo, outros entretanto ficam com marcas profundas em suas vidas. Não nos parece que Deus é mais severo com uns do que com outros?
O Deus de amor que ama a todos de igual modo é justo quando diferencia Sua forma de tratar os homens? Porque eu sim e ele não? Por que ele tem e eu não tenho? "Deus é justo?"

I - Deus não faz acepção de pessoas.

Atos 10:34
:
"Então Pedro começou a falar. Ele disse:
- Agora eu sei que, de fato, Deus trata a todos de modo igual, ..."

Deus ama o homem de forma incondicional, não importa se você é rico ou pobre, feio ou bonito, negro ou branco, gordo ou magro. DEUS AMA VOCÊ.
É uma grande trama do inimigo colocar em nossa cabeça que Deus prefere um ou outro, mas nunca você.
Nosso adversário cria situações onde realmente Deus parece injusto com certas pessoas, e quando caímos nessa trama ficamos insensíveis ao amor de Deus.
Deixamos de perceber como Deus cuida e se preocupa conosco, criamos em nós mesmo um sentimento de inferioridade, aquele sentimento de "ninguém me ama, ninguém me quer...", e entramos em depressão, mas Deus não nos deixou e crer nisso faz parte da fé, muitas vezes cremos em Deus, mas não cremos no amor de Deus.
Deus nos ama como somos, suas misericórdias se renovam a cada manhã.

II - Deus é sempre Justo.

Há cristãos que estão "No caminho" há muito tempo, outros estão chegando agora e ainda outros começaram a grande caminhada antes mesmo. Mas quanto de nós têm a percepção do caráter de Deus; de Sua personalidade. Conseguimos "ver" Deus no além de nossos problemas pessoais? Ou Deus está condicionado a "como a vida nos trata"? Leiamos o texto de Daniel 3:13-18, compare com Habacuque 3:17-19.

Daniel 3:13-18:
"Ao ouvir isso, Nabucodonosor ficou furioso e mandou chamar Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. Eles foram levados para o lugar onde o rei estava, e ele lhes disse:
- É verdade que vocês não prestam culto ao meu deus, nem adoram a estátua de ouro que eu mandei fazer? Pois bem! Será que agora vocês estão dispostos a se ajoelhar e a adorar a estátua, logo que os instrumentos musicais começarem a tocar? Se não, vocês serão jogados na mesma hora numa fornalha acesa. E quem é o deus que os poderá salvar?
Sadraque, Mesaque e Abede-Nego responderam assim:
- Ó rei, nós não vamos nos defender. Pois, se o nosso Deus, a quem adoramos, quiser, ele poderá nos salvar da fornalha e nos livrar do seu poder, ó rei. E mesmo que o nosso Deus não nos salve, o senhor pode ficar sabendo que não prestaremos culto ao seu deus, nem adoraremos a estátua de ouro que o senhor mandou fazer."

Habacuque 3:17-19:
"Ainda que as figueiras não produzam frutas,
e as parreiras não dêem uvas;
ainda que não haja azeitonas para apanhar
nem trigo para colher;
ainda que não haja mais ovelhas nos campos
nem gado nos currais,
mesmo assim eu darei graças ao Senhor
e louvarei a Deus, o meu Salvador.
O Senhor Deus é a minha força.
Ele torna o meu andar firme
como o de uma corça
e me leva para as montanhas,
onde estarei seguro."

É imperativo não olhar para as circunstâncias quando nos aproximamos de Deus. É imperativo olhar "dentro dos olhos de Deus" e não para um mundo mau e doente, mesmo que as circunstâncias as vezes nos esbofeteiem ou nos ceguem a razão, não nos guiamos por vista, mas por uma certeza infinita e eterna: DEUS É BOM, DEUS É JUSTO, DEUS É AMOR e isso independe das circunstâncias da vida. Da solicitude do mundo, das nossas conveniências pessoais. Justiça infinita, perfeita e eterna faz parte do caráter maravilhoso de Deus. Amados, Deus não é humano, não age, não decide com olhos no presente, ou num melhor momentâneo. A personalidade de Deus é superior a nossa, Sua visão, Suas decisões, Sua vontade, no entanto Ele não é o "Totalmente Outro" da filosofia, O Deus eterno se deixa conhecer, amar... Ele nos estende a mão e nos chama a uma compreensão maior do Universo, de Seus planos e de Si mesmo. Uma compreensão que ultrapassa aquilo que nos parece bom e apronta para visões eternas.

III - O mesmo Deus, tratamentos diferentes.

Mas se o plano de Deus é assim, algo de tão maravilhoso, deslumbrante, fantástico, por que alguns passam pela vida quase incólumes e outros parecem levar o mundo nas costas? Amados de Deus, sabemos que cada homem é um universo particular, cada um de nós é uma realidade diferente que não se repete em todo o Universo (universo físico e universo espiritual). Qual é a vontade de Deus para esse fantástico Universo pessoal que é você? Entronizar Jesus Cristo como único Senhor e tornar você semelhante a Ele, Jesus.

Efésio 5:1:
"Vocês são filhos queridos de Deus e por isso devem ser como ele."

Para isso Deus cuida de cada um de nós de forma muito especial e pessoal. Esaú e Jacó eram irmãos, mas foram tratados de modos diferentes. Cada apóstolo teve de Deus um tratamento pessoal e diferenciado. Todas as promessas de Deus podem se cumprir em nossas vidas, mas algumas não contribuiriam para o bem maior que é nos dar a mente de Cristo, entronizar Cristo em nós.

I Coríntios 2:16:
"Como dizem as Escrituras Sagradas: "Quem pode conhecer a mente do Senhor? Quem é capaz de lhe dar conselhos?" Mas nós pensamos como Cristo pensa."

Há promessas que se cumpridas só adiariam nosso crescimento pessoal. Por isso não devemos invejar a forma como Deus trata nosso irmão. Devemos reconhecer que somos únicos, que Deus nos trata de forma única. E que a justiça e graça com que Ele trata a um é a mesma com que Ele trata os outros, mas sempre usando métodos diferentes e pessoais. Por isso não pergunte por que você parece sofrer mais, mas sim agradeça pela forma particular e sábia com que Deus ordena nossas vidas e muitas vezes NÃO ATENDE AQUILO QUE PEDIMOS se isso atrapalhar nosso crescimento pessoal.
Deus não tem filhos prediletos, mas trata todo homem segundo sua natureza pessoal e individual. Às vezes Deus pode parecer mais duro com uns do que com outros, ou nos parece que está demorando a mudar de lição, mas queridos irmãos, Deus está interessado no bem maior que é: Cristo vivendo plenamente em nossos corações. Lembre-se que a recompensa maior está no céu, onde sim o galardão de cada um será dado pela estatura de Cristo formado em nossos corações.
Você é muito importante para Deus, saiba, Deus não abre mão de você!

Versículos para reflexão:

Salmo 112:
"Feliz aquele que teme a Deus, o Senhor,
que tem prazer a obedecer
aos seus mandamentos!
Os filhos desse homem serão poderosos
na Terra Prometida,
e os seus descendentes serão abençoados.
Na sua casa há muita riqueza,
e ele é sempre bem-sucedido.
A luz brilha na escuridão
para aqueles que são corretos,
para aqueles que são bondosos,
misericordiosos e honestos.

Feliz aquele que tem pena dos outros
e empresta generosamente
e que dirige os seus negócios
com honestidade!
Quem é correto nunca fracassará
e será lembrado para sempre.
Ele não tem medo de receber
más notícias;
a sua fé é forte, pois ele confia no Senhor.
Ele não fica preocupado, nem tem medo;
ele tem certeza de que os seus inimigos
serão derrotados.
Ele dá generosamente aos pobres,
e a sua bondade dura para sempre.
Ele é poderoso e respeitado.

Os maus vêem isso e ficam com raiva;
olham com ódio e se acabam.
A esperança dos maus dá em nada."

Salmo 119:142:
"A tua justiça dura para sempre,
e a tua lei é sempre verdadeira."

Romanos 2:11:
"Pois Ele trata a todos com igualdade."

Primeira Igreja Batista em Inhaúma

6 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Gostei mto³ de todas as postagens =D

;)

Anônimo disse...


a justiça e graça com que Ele trata a um é a mesma com que Ele trata os outros, mas sempre usando métodos diferentes e pessoais.
ENTENDI: UMS ELE COLOCA FILEMION NA MESA. OUTROS TEM QUE TRABALHAR ATÉ SANGRAR P/ PAGAR UMA CONTA DE LUZ E COMER ALFACE NÉ? MAS TODOS SÃO IGUALMENTE FILHOS E AMADO. O QUE IMPORTA É Q UMS VIVEM NO PARAISO NA TERRO E TB NO PARAISO DO CEU. OUTROS O INFERNO NA TERRA E PARAISO NO CEU. IMPORTANTE É O CEU NO FIM DE TUDO???

Anônimo disse...

APAGUE MEU COMENTARIO ACIMA. ESTOU MAL HJ. MAS NÃO QUERO FALAR MAL DE DEUS.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Deus está ocupado demais. Por isso é bom pedir intercessão dos santos e Maria. Para vc Ele vai está sempre pronto a te disciplinar mas está sempre ajudando Neymar e outros escolhido. Não é para se revoltar e sim aceitar pq essa é a verdade