Resgatando princípios para uma vida abundante - Parte 2

quarta-feira, 5 de agosto de 2009




Durante a nossa vida, encotraremos pessoas com conceitos totalmente diferenciados dos nossos. A alma é cheia de conceitos, alguns são "autoconceitos", outros são conceitos que nós mesmos permitimos que entrem na alma através de influências externas, como, por exempo, pela mídia fala, escrita ou televisiva.

A alma tem uma capacidade incrível de absorver rapidamente conceitos e o mais notável é que eles não pedem licença para povoá-la. Cabe a nós fecharmos ou abrirmos a janela da alma para tais conceitos.
Atenção dobrada! Possuimos uma vasta inteligência dividida em emocional e lógica e haverá sempre uma guerra em que a emocional tentará manipular a lógica.
Nunca pense que você tem uma alma resolvida, pois se assim fosse, essa atitude o denunciaria como alguém que não está aberto ao confronto e tratamento de caráter. A alma foi criada para receber os princípios de Deus e não para absorver os padrões do mundo.
Os autoconceitos e os conceitos seculares têm trazido enfermidades para alma, quando sofrem influência de doutrinas que não condizem com a Palavra. Quando começamos a conhecer os princípios bíblicos, observamos que eles atuam como mísseis, que vão destruindo fortalezas do engano que desejam prender as pessoas em seus autoconceitos.

Em I Pedro 2:11, vemos que a paixão da carne faz guerra contra a alma. Isso porque a alma regenerada não aceita a paixão da carne. É guerra! A luta contra a alma se chama paixão da carne. Uma alma entra em guerra por causa das suas paixões, pois se apaixona por coisas inadequadas.

I Pedro 2:11
Queridos amigos, lembrem que vocês sãos estrangeiros de passagem por este mundo. Peço, portanto, que evitem as paixões carnais que estão sempre em guerra contra a alma.

A bíblia ensina que devemos fugir da paixão da carne (II Timóteo 2:22). Temos o exemplo de José que fugiu da mulher de Potifar (Gênesis 39:7-10). A alma é enganadora e, para ela se proteger, macula a identidade do outro.

II Timóteo 2:22

E você, Timóteo, duja das paixões da mocidade e procure viver uma vida correta, com fé, amor e paz, junto com os que com coração puro pedem ajuda ao Senhor.


Gênesis 39:7-10

Algum tempo depois, a mulher do seu dono começou a cobiçar José. Um dia ela disse:
- Venha, vamos para a cama.
Ele recusou dizendo assim:
- Escute! O meu dono não precisa se preocupar com nada nesta casa, pois eu estou aqui. Ele me pôs como responsável por tudo o que tem. Nesta casa eu mando tanto quando ele. Aqui eu posso ter o que quiser, menos a senhora, pois é mulher dele. Sendo assim, como poderia eu fazer uma coisa tão imoral e pecar contra Deus?
Todos os dias ela insistia que ele fosse para a cama com ela, mas José não concordava e também evitava de estar perto dela.


A passagem descrita em I Pedro 2:11 traz um decreto: remova o monstro que ainda mora dentro de você. Vejamos alguns monstros da alma:


1 - Atitudes


Os monstros podem estar nas atitudes diárias de um líder ou discípulo. As atitudes denunciam o dia-a-dia. Elas são automáticas. Mas a luz da Palavra, todos sabemos o que devemos ou não devemos fazer.

Decida hoje começar uma nova quilometragem em sua vida. Faça tudo de maneira de acordo com os princípios que o Senhor tem ordenado, pois você conhece a rota, sabe que é difícil, mas é gloriosa! A partir de então recomeçará debaixo de uma unção inquestionável.

Nossa igreja tem recebido um nível de ensinamento tão nobre, que não é mais cabivel caminhar com atitudes não condizentes ao reino.

2 - Palavras

Outros monstrinhos da almas são suscitados através de palavras contaminadas que liberamos. Observe Tiago 3:2-6. Quando você for conversar com alguém, abstenha-se de emitir seus conceitos. Impeça seus pés de serem portadores de notícias ruins.


Tiago 3:2-6

Todos nós sempre cometemos erros. Quem não comete nenhum erro no que diz é uma pessoa madura, capaz de controlar todo o seu copro. Até na boca dos cavalos colocamos um freio para que nos obedeçam e assim fazemos com que vão aonde queremos. Pensem no návio: grande como é, empurrado por ventos fortes, ele é guiado por um pequeno leme e vai aonde o piloto quer. É isto que acontece com a língua: mesmo pequena, ela se gaba de grandes coisas.

Vejam como uma grande floresta pode ser incendiada por uma pequena chama! A língua é um fogo. Ela é um mundo de maldade, ocupa seu lugar no nosso corpo e espalha o mal em todo nosso ser. Com o fogo que vem do próprio inferno, ela põe toda a nossa vida em chamas.


É necessário atingir a maturidade para não deixar que nossa família ou que nossos discípulos sejam punidos pelos desenfreios de uma alma enferma.


3 - Relacionamentos


Como é seu comportamento? Será que é o mesmo diante do seu discipulador, dos seus discípulos, dos seus pais, dos seus irmãos? Não deve haver dois comportamentos, um na frente do nosso líder e outro na ausência dele.
Um discípulo que tem a alma tratada não tem duas linguagens, duas atitudes, dois conceitos.
Esses monstro descritos em I Pedro 2:11 são monstros interiores que, muitas vezes, gostamos de conversar e alimentar. Esses monstros se alimentam da carne. Ou você os vence ou eles vencem você.

Conclusão

Quando uma pessoa vive pelos princípios bíblicos, atrai cura para si mesma. Ao liberar para alguém uma palavra de benção, baseada nos princípios, você também participa da mesma benção. Se nós somos depósitos dessas sementes, é claro que isso vai fazer muito bem a todos nós.

Que sejamos instrumentos de cura, vivendo diligentemente pelos Princípios da Palavra!

Primeira Igreja Batista em Inhaúma

3 comentários:

fernanda disse...

olá! seu blog está em votação la no meu blog, passe pore veriique sua pontuação e divulgue sua participação pra ser votado! ... bjokas*

Anônimo disse...

CADA DIA MELHOR.dEUS O ABENÇOE MUITO E SEMPRE

Hermes C. Fernandes disse...

Ótima reflexão!

Parabéns pelo conteúdo do seu blog! Já estou seguindo.

Aproveito para lhe convidar a conhecer o meu blog, e se desejar também segui-lo, será uma honra.

Seus comentários também serão sempre bem-vindos.

www.hermesfernandes.blogspot.com

Te espero lá!